20150407

OS DONS DO ESPÍRITO SANTO


OS DONS DO ESPÍRITO SANTO
I Pedro 4:7-11
                                                                           



            Ao receber Jesus Cristo, pela fé em nossos corações, somos selados com Espírito Santo (Ef 1:13). A presença do Espírito Santo em nosso coração é garantia de que estamos salvos (Rm 8:9). Essa presença maravilhosa que todo crente desfruta é o cumprimento do que Pedro, o apóstolo, disse no dia de pentecostes. O Espírito Santo nos é dado como um dom de Deus, ou seja, uma dádiva de Deus. Assim, ao render-se com fé e arrependimento, diante do Senhor Jesus, o discípulo recebe naquele exato momento o Espírito Santo. Há inúmeros textos bíblicos que falam do Espírito Santo dado ao crente na hora do seu novo nascimento (Gl. 3:1-14; At. 5:32; II Co. 1:22; I Jo. 3:24).
            A presença do Espírito Santo na vida do discípulo, além de capacitá-lo para viver a vida cristã em santidade, concede dons especiais a cada um, para a edificação da igreja, tanto quantitativa como qualitativamente. Este estudo trata especificamente desses dons que o Espírito de Deus nos tem concedido.
            Os dons do Espírito são capacitações especiais dadas aos discípulos para equipá-los para a vida cristã, o testemunho cristão, o serviço e a edificação do Corpo de Cristo, que é a Igreja, e a glorificação do nome do Senhor.

I - COMO O ESPÍRITO SANTO CONCEDE OS DONS
            O ensino global do Novo Testamento mostra que:
            1. Todo o crente tem pelo menos um dom espiritual.
2. Nenhum crente tem todos os dons espirituais. As perguntas feitas por Paulo, conforme I Coríntios 12:29,30 indicam isso. Portanto, todos temos necessidade uns dos outros. Todos os discípulos são importantes uns para os outros. Se alguém é negligente no uso do seu dom, toda a comunidade sofre por não serem supridas as suas necessidades.
            3. Os dons são distribuídos pelo Espírito Santo como Ele quer. Como Deus é onisciente, Ele sabe qual é a nossa maior necessidade. Ao distribuir soberanamente os dons, Ele garante que nenhum dom necessário faltará á igreja. Se pudéssemos escolhê-los, seria um verdadeiro caos. Certamente escolheríamos aqueles dons que nos colocariam numa posição de destaque e liderança na igreja. Graças a Deus pela soberania do Espírito Santo.

II - PARA QUE O ESPÍRITO SANTO CONCEDE OS DONS
            Ao ler I Coríntios 12:4-7 percebemos que, a cada discípulo é concedido pelo menos um dom, que o torna capacitado para realizar um ministério específico (e ministério significa serviço, igual a trabalho de servo, de servidor) que produz uma operação (impacto) “para o proveito comum”, ou seja, para a edificação de todo o grupo que é a igreja. Daí podemos considerar o seguinte:
1.    Os dons estão intimamente relacionados com os ministérios (possibilidade de serviço) cristãos.
2.    Os ministérios que os dons concedidos pelo Espírito Santo possibilitam realizar têm a finalidade de construir o Corpo de Cristo e isso envolve a edificação e a evangelização.
3.    Ao desenvolver os ministérios através dos dons concedidos pelo Espírito, tudo deve ser feito para que a glória seja somente de Deus.
            Em santo cuidado e de coração aberto, examine os dons espirituais e busque descobrir o que o Senhor lhe concedeu para o serviço cristão.

III - QUAIS SÃO OS DONS CONCEDIDOS PELO ESPÍRITO SANTO
            Há pelo menos 3 textos que nos apresentam a mais completa relação dos dons espirituais. Todos os três são do apóstolo Paulo e estão inseridas nas orientações às igrejas cristãs do primeiro século de nossa era. Vejamos os dons na ordem em que aparecem nos textos:

Em Romanos 12

1.    Profecia (Rm 12:6; I Co 12:10)
Profecia é a capacidade dada pelo Espírito para perceber, apreender as verdades bíblicas e a vontade de Deus revelada nas Escrituras, declarando-a através da pregação ou no contato pessoal, de tal maneira que os crentes sejam edificados em sua fé e os incrédulos assumam um compromisso pessoal com Jesus Cristo. Profetizar significa falar em nome de Deus. Significa receber uma mensagem de Deus e transmitir a outros. Paulo desejava que o maior número possível de discípulos tivessem esse dom. Aquele que recebe esse dom do Espírito tem tudo para ser um bom pregador.

2.    Ministério (ou Serviço Rm 12:7)
O dom do ministério está intimamente relacionado com os dons de “misericórdia” e “socorro”. É a capacidade concedida pelo Espírito Santo para alimentar, cuidar e proteger os seguidores do Senhor Jesus Cristo. Um dom indispensável para quem deseja ser um diácono.

3.    Ensino (Rm 12:7)
O dom do ensino é a capacidade para ser mestre, ensinando as profundas verdades da Palavra de Deus, com paciência e carinho. É um dom indispensável para o ministério pastoral e para o ensino. Esse dom é importante, porque prepara a igreja para enfrentar dificuldades causadas por heresias que, vez por outra, “sopram nos arraiais do povo de Deus”. Parece que Paulo tinha essa preocupação quando mandou Timóteo ensinar a homens fiéis e idôneos que ensinassem a outros (II Tm 2:2).

4.    Exortação (Rm 12:8)
A palavra aqui traduzida por exortação tem o sentido de “encorajamento”, “conforto” ou “consolação”. Dá idéia de colocar-se ao lado de alguém para ajudar. É relacionada com a mesma palavra usada para designar o Espírito Santo (“Consolador”). Assim sendo, esse dom capacita o discípulo a colocar-se junto de alguém e, em amor cristão, encorajá-lo, confortá-lo ou ainda defendê-lo, conforme forem às circunstâncias. Barnabé é um dos maiores exemplos para esse dom. Ele era chamado “filho da exortação” (At 4:36). Esse dom é muito importante para quem deseja trabalhar com aconselhamento.

5.    Contribuição (Liberdade em dar, Contribuir, Repartir - Rm 12:8; I Co 13:3)
O Espírito capacita os discípulos para contribuírem com sacrifício e além de suas possibilidades, fazendo com que sua maior alegria seja dar ainda mais para a obra do Senhor. Barnabé também tinha esse dom, bem como os crentes macedônios. O dom da contribuição é uma capacitação sobrenatural que vai além do dízimo e da oferta normal.

6.    Liderança (Rm 12:8)
O Espírito Santo outorga a alguns discípulos cristãos a capacidade de presidir e dirigir os outros em amor. Hoje há muitos que dizem: “Nosso problema é falta de liderança”. Imagine no primeiro século, quando não havia literatura, seminários e os vastos recursos dos nossos dias, como era difícil ter líderes. O Espírito Santo continua dando essa capacidade de conduzir um grupo, às vezes em condições delicadas e de difícil solução. É um dom que deve ser exercido sem a tendência carnal para dominar. É um dom necessário aos pastores e demais obreiros da igreja.

7.    Misericórdia (Rm 12:8)
Nosso maior exemplo de misericórdia foi o Senhor Jesus. Todo discípulo cristão, no afã de imitar seu Mestre, deve ser misericordioso, mas alguns discípulos são dotados de uma capacidade especial para sensibilizar-se com o sofrimento alheio e apresentar-se para ajudar a minorar o sofrimento. Como os demais dons, esse também precisa ser exercido com alegria. É um dom fundamental para quem deseja trabalhar no ministério de Assistência Social.

Em I Coríntios 12

8.    Sabedoria (I Co 12:8)
O dom da sabedoria está mais ligado à área do aconselhamento cristão, e permite ao discípulo ouvir atentamente outro discípulo e ajudá-lo, orientando-o de acordo com os princípios da Palavra de Deus, ou ainda respondendo sabiamente às inquirições do mundo.

9.    Conhecimento (I Co 12:8)
Este dom habilita o discípulo a pesquisar e sistematizar os ensinos da Palavra de Deus. A diferença entre o dom de sabedoria e o de ciência (ou conhecimento) é que o primeiro diz respeito à capacidade para orientar com bons conselhos (e isso é algo que não se aprende nem nas melhores universidades do mundo) e o segundo diz respeito á capacidade para entender aquilo que a Palavra de Deus está dizendo.

10. (I Co 12:9)
Esta fé não e a fé que nos traz a salvação. É a profunda convicção da ação do poder de Deus que alguns discípulos possuem como dádiva divina, mesmo que as circunstâncias estejam completamente desfavoráveis. Os discípulos possuidores desse dom são capazes de agradecer e louvar a Deus por algo que ainda não aconteceu, como se já tivesse acontecendo.

11. Cura (I Co 12:9,28)
O termo empregado aqui dá a idéia de cura de um modo milagroso. Há outro termo no idioma grego para “cura” mediante tratamento de onde se originou a palavra “terapia” em nossa língua. A expressão “dons de cura”, parece sugerir que cada cura deve ser considerada um dom específico. Esse dom é concedido por Deus diante de situações dificílimas impossíveis de soluções humanas.

12. Operação de Milagres (I Co 12:10,28)
Em nossos dias, Deus, pelo seu poder, ainda recebe glória por intervir de maneira soberana no curso dos acontecimentos humanos, para cumprir os seus desígnios, usando meios que desafiam qualquer explicação puramente racional. Ele pode usar qualquer discípulo para executar o Seu plano.

13. Discernimento de Espírito (I Co 12:10)
Trata-se de uma capacitação especial, dada pelo Espírito Santo, para distinguir entre o verdadeiro e o falso, entre a verdade e a mentira. Deus concede esse dom para que outros discípulos sejam protegidos contra as astutas ciladas de Satanás. É um dom indispensável para quem quer trabalhar no ministério de Batalha Espiritual.

14. Variedades de Línguas (I Co 12:10,28)
É o dom que aprece como menor de todos. Além de aparecer como o último da lista, Paulo gastou bastante tempo para estabelecer a inferioridade desse dom em relação ao de profecia (Leia I Cor 14: 27,28). O dom de línguas se manifesta através de dois tipos de línguas. As línguas “humanas” (At 2:1-11) e a língua “dos anjos” (I Cor 13).

Algumas Questões Importantes Acerca Desse Dom:
a.    Em nenhum lugar na Bíblia há o ensino de que esse dom é prova de uma vida dominada pelo Espírito Santo, ou, como dizem alguns, do batismo no Espírito Santo.
b.    Em nenhum lugar das Escrituras há incentivo para buscar esse dom. Enquanto isso, o mesmo não acontece em relação ao dom de profecia (I Co 14:1).
c.    Em Corinto não estava havendo ordem no culto, por causa de pessoas que falavam em êxtase ao mesmo tempo, o que era certamente um mau testemunho para aqueles que eram de fora. Paulo se detém na consideração desse dom para disciplinar a igreja no seu exercício.
d.    O dom de línguas, e o dom de interpretação de línguas, foram os dois únicos dons que Jesus não evidenciou durante seu ministério terreno, conforme o relato bíblico.

15. Interpretação de Línguas (I Co 12:10,30)
O Espírito Santo também capacita alguns discípulos para discernir o significado de uma declaração feita em outra língua e comunicá-la à igreja, para a edificação de todos.

16. Apóstolo (ou Ser Apóstolo - I Co 12:28; Ef 4:11)
Se tomarmos a palavra apóstolo em seu sentido restrito terá somente os doze e Paulo. Todavia, num sentido mais amplo, podemos incluir outros, como Barnabé, Apolo, Silvano e Timóteo, e todos aqueles que são enviados por Deus para uma tarefa específica. Nesse sentido, Deus capacita alguns discípulos para deixarem seus lares, a fim de estabelecerem e cuidarem de igrejas “autóctones”, em contextos diferentes do seu. É um dom indispensável para um missionário.

17. Socorros (I Co 12:28)
Há alguns discípulos que têm uma capacidade especial para prestar auxílio prático a qualquer irmão que esteja levando uma carga pesada demais. É um dom muito semelhante ao dom da misericórdia. O termo grego traduzido por socorros dá idéia de alguém que se põe debaixo de uma carga para dividir o seu peso.

18. Governos (I Co 12:28)
A palavra aqui significa “piloto”, tal como aparece em Atos 27:11. Esse é um dom mais relacionado com o trabalho dos pastores. É uma capacidade especial para administrar.

Em Efésios 4

19. Evangelismo (Ef. 4:11)
O discípulo que recebe este dom do Espírito é capaz de levar uma pessoa a uma decisão de comprometimento pessoal com Jesus cristo. É claro que todos temos essa tarefa, mas o evangelista tem uma habilidade fora do comum para conduzir pessoas a Cristo. Quem tem o desejo de trabalhar no ministério de evangelismo precisa ter este dom.

20. Pastor e Mestre (Ef. 4:11)
Embora nem todo mestre seja pastor, todo pastor deve ser mestre. Deus tem chamado alguns discípulos para o trabalho pastoral, a fim de conduzir em amor o seu povo.

            Há ainda outros dons que não consideramos aqui, como por exemplo, o dom do celibato, o dom da hospitalidade e o dom do martírio. O Espírito Santo é soberano para capacitar os discípulos com o dom que Ele quer, ainda que não conheçamos tal dom. Da mesma forma, Ele pode extinguir qualquer dom que julgue desnecessário à igreja. É muito importante entendemos que o Espírito é Deus Soberano e não age de acordo com nossos caprichos e vontade. Pode ser que um dom seja transitório pela vontade do Espírito e em dado momento o mesmo Espírito capacite alguém com esse dom para cumprir seus planos.

CONCLUSÃO

            O discípulo deve deixar-se usar pelo Espírito Santo. Certa vez perguntaram acerca de Spurgeon. “Será que ele possui o Espírito Santo?” O interlocutor respondeu: “Se ele possui o Espírito Santo não sei, mas sei que o Espírito Santo possui esse homem”. Há muitas pessoas desejosas de poder. Querem o Espírito Santo como um “instrumento para conceder-lhes possibilidades de poder usar todos os dons para a glória de si mesmos. O Espírito Santo quer encher completamente a nossa vida. Para que isso aconteça, é necessário que estejamos vazios de nós mesmos, e que sejamos dóceis instrumentos em Suas mãos, para a glória de nosso Senhor Jesus Cristo.

PROJETOS CONCRETOS DE VIDA

  1. A melhor maneira de saber se você tem um determinado dom é experimentá-lo. Por exemplo: Se você for convidado para pregar, aceite o convite. Prepara-se convenientemente e, se depois de pregar, você sentir no seu coração e ver que a mensagem contribuiu para a edificação da igreja e a salvação dos perdidos, continue.  Você pode ter o dom de profecia. Portanto, procure nesta semana identificar pelo menos um dom que você tenha certeza que o Espírito santo lhe concedeu. Depois de descobrir seu dom, dedique-se em exercitá-lo, para a edificação da igreja. E lembre-se que os dons são dados ao crente para que a igreja cumpra sua missão. Diante disso, nenhum crente pode dizer que não tem o dom de fazer discípulos. Isso não é dom, é a missão de cada crente. Use os seus dons para cumprir a sua missão.

  1. Memorize Efésios 4:11-13 e os nomes dos livros da Bíblia de Josué à II Samuel.

  1. Compartilhe com outros os que você tem aprendido sobre seus dons espirituais.

  1. Nesta semana, leia e medite nas seguintes passagens:

1º Dia: Romanos 12:1-8                                   
2º Dia: Romanos 12:9-21                                 
3º Dia: Romanos 12:1-11                                 
4º Dia: I Coríntios 12:12-31
5º Dia: I Coríntios 13:1-13
6º Dia: Efésios 4:1-16

7º Dia: Efésios 4:17-32

Nenhum comentário:

Postar um comentário