Fundamentos da Fé
Fundamentos da Fé
A fé é o
“passaporte” do homem para penetrar no Reino de Deus e receber todas as bênçãos
espirituais reservadas pelo Pai. A relevância da fé é revelada em todo o
contesto bíblico, culminando na definitiva declaração de que “sem fé é
impossível agradas a Deus”. (Hebreus 11.6)
Esta
matéria tem o objetivo de fazê-lo conhecer os principais princípios operantes
da fé, que é o modo de vida desejado por Deus para todos os seus filhos, pois
“como está escrito: o justo viverá de fé” (Romanos 1.17).
Se
como justos, nos é imperativo viver pela fé, precisamos conhecê-la em todos os
aspectos. Deus tem expectativas de que usufruamos daquilo que a obra da cruz de
Cristo conquistou para nós e precisamos, portanto, fazer a nossa parte,
buscando compreender e praticar os princípios que farão operar a preciosa
dádiva de fé em nossas vidas.
Definições
Fé: “Pistis” é a palavra grega
traduzida por “fé” e significa: “firme convicção; convicção baseada no que se
ouve”.
No dicionário
da língua portuguesa, fé é definida como “crer, ter confiança, acreditar”.
Biblicamente,
a fé é definida no livro de Hebreus, que diz:
(Hebreus 11.1)
– Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se
não vêem.
Tipos de Fé
A fé que o cristão possui e
pratica na sua vida cotidiana é um dos quatro tipos de fé que existem veja
quais os tipos existentes:
1. A fé natural: é aquela que exercemos
para termos convicções comuns, simples, como acreditar na existência dos átomos
de oxigênio, que a Terra é redonda, que há piloto na cabine do avião, etc.
2. A fé Mental: é aquela que concorda
mentalmente que a Palavra de Deus é a verdade, mas não tem ousadia de agir à
altura do que crê. É uma concordância mental.
3. A Fé do Coração: é a fé que Deus
repartiu a cada um dos que se tornam filhos de Deus pelo novo nascimento e a qual
chamamos de “Fé do Tipo de Deus”. É a fé que vamos estudar nessa matéria.
4. O dom da Fé (ou Fé especial): é um dom
espiritual ou uma manifestação do Espírito Santo em um dado momento específico,
visando um fim proveitoso. (1 Coríntios 12.9-11)
O que é a Fé bíblica?
Como
vimos, há vários tipos de fé. Qualquer pessoa possui fé, independente de ser
salva ou não. No entanto, a fé do tipo de Deus é uma fé sobrenatural, que crê
com o coração, a despeito do que dizem os sentidos físicos.
Em
outras palavras, a fé é “agarrar as irrealidades da esperança e trazê-las à
dimensão da realidade” – K. E. Hagin.
Vejamos
algumas traduções de Hebreus 11.1, que nos ajudarão a compreender o que PE de
fato a fé bíblica.
(Hebreus 11.1) – Ora, a fé
significa que temos confiança das coisas que esperamos, e convicção naquilo que
nós não vemos. (Moffat)
(Hebreus 11.1) – A fé o dar
substância às coisas que esperamos.
(Hebreus 11.1) – A fé é a certeza
absoluta de que aquilo que você esperou com paciência finalmente é seu.
(Hebreus 11.1) – Que é a fé? É a
convicção segura de que alguma coisa que nós queremos vai acontecer. É a
certeza de que o que nós esperamos está nos aguardando, ainda que o não
possamos ver adiante de nós. (Bíblia Viva)
Se você disser: “creio que serei
curado algum dia”, trata-se de esperança e não de fé, e a esperança somente não
lhe trará cura, apenas esperará por ela. No entanto, se você crer de fato no
que diz a Palavra, dirá: “creio que Deus me curou em Cristo, tenho a cura nele
e a recebo em nome de Jesus”. A
fé dirá de si mesma tudo quanto a Palavra diz, por que a fé em Deus é
simplesmente fé na Sua Palavra.
A versão Almeida Corrigida e
Revisada Fiel diz:
(Hebreus 11.1) – Ora, a fé é o
firme fundamento (o que é um firme fundamento?) das coisas que se esperam, e A
PROVA das coisas que se não veem.
O termo “prova” (de fato não
estamos vendo) significa “evidência, indício”. É como um fóssil de um animal.
Quando encontrado apenas o esqueleto, não temos o animal em si, mas a prova da
sua existência. A fé é a prova, a evidência daquilo que não podemos ver, mas
que esperamos. Esta fé trará à existência, dando substância às coisas que não
podemos captar com os sentidos físicos, pois estão sendo geradas na esfera
espiritual.
O que Fé bíblica não é?
Muitas vezes, para compreendermos
com mais amplitude um conceito, é necessário não apenas definir o que ele é,
mas aquilo que não é. Assim como um mecânico que procura o defeito em um motor
pelo processo de eliminação, encontrando as partes não avariadas, podemos compreender
melhor o que é a fé, descobrindo aquilo que ela não é. Vejamos:
·
Fé é fingimento
Ø
Fingir (segundo o dicionário) – simular,
aparentar, imitar, fantasiar.
Ø
É possível ter uma fé fingida (1 Timóteo 1.5, 2
Timóteo 1.4-5)
Ø
Você tem que falar para o monte, e não pode
fazer isto se está fingindo que o monte não existe (Marcos 11.22-23)
Ø
Muitas pessoas têm medo de admitir os fatos, mas
enquanto estamos no mundo (onde os demônios operam) problemas virão nesta vida
(João 16.33)
·
Fé não é
desejar
Ø
A “mulher do fluxo de sangue” (piorava cada vez
mais) desejou por 12 anos ser curada, gastando tudo que possuía com médicos,
mas não melhorou. Não foi o desejo que manifestou a cura dela, mas sim, a fé.
(Marcos 5.25-34)
·
Fé não é
um sentimento (pelo o que sente ou vê)
Ø
Fé é espiritual; os sentidos são naturais (2
corintios 5.7)
Ø
O nosso corpo tem contato com o mundo natural
por meio dos sentidos; o nosso espírito tem contato com o reino espiritual por
meio (o que é carnal não discerne as
coisas do Espírito) da fé. Não podemos usar os sentidos para andar no
espiritual, pois é pela fé que fazemos isso.
Ø
Sentimentos dependem completamente das coisas
tangíveis e visíveis (e palpáveis);
fé depende completamente da Palavra independente daquilo que pode sentir ao
ver.
Ø
Incrédulos vivem pelos sentidos; crentes, pela
fé.
Ø
Abraão não atentou para o corpo mortificado e
não considerou o que os sentidos lhe apresentavam, mas a palavra de Deus havia
dado a ele. (Romanos 4.19)
Ø
Antes de Jesus ressuscitar a Lázaro o povo disse
“já cheira mal”, mas Jesus baseando-se unicamente em sua fé não atentou para as
informações obtidas pelos sentidos físicos.
Ø
Falaram para Jairo: “A tua filha está morta, não
incomode mais o Mestre.” Jesus disse a Jairo: “Não tenha medo, creia somente”.
A importância da Fé
§ O justo viverá pela fé
(Romanos 1.17) –
Visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está
escrito: O justo viverá pela fé”.
A palavra
“justo” neste versículo significa literalmente “aqueles que têm sido declarados
justos pelo mérito de terem aceitado o sangue de Jesus como sacrifício pelos
seus pecados”. Então poderíamos ler sem
risco de prejuízo à fidelidade bíblica, embora com mais clareza, assim:
(romanos 1.17) –
Visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está
escrito: aqueles que têm sido declarados justos viverão pela fé. (viverá da
convicção que ele tem na Palavra).
Esta declaração aparece por 4 vezes na Bíblia.
(Habacuque 2.4, Romanos 1.17, Gálatas 3.11, Hebreus 10.38).
§ Somos salvos mediante a fé.
(Efésios 2.8-9)
– Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de
Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.
§ Precisamos combater o bom combate da fé.
(1 Timoteo 6.12)
– Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual também
foste chamado e de que fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas.
O diabo tentará
roubar a nossa fé, pois sabe que ela é o que garante a nossa vitória, no
entanto, se permanecermos firmes na fé, por isso é importante que saibamos como
usá-la.
§ Sem fé é impossível agradar a Deus.
(Hebreus 11.6) –
de fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele
que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que
o buscam.
Precisamos da fé
na vida de Deus, pois “tudo o que não provém de fé é pecado” (romanos 14.23b) e
o pecado nos separa dele.
§ Deus é um Deus de fé.
(Romanos 4.17) –
(Como está escrito: Por pai de muitas nações te constitui) perante aquele no
qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não
são como se já fossem.
Deus criou o
mundo por meio da sua Palavra usando fé, pois chamou à existência tudo que
existe, sem haver nenhuma evidência visível desta realidade, ou seja, como se
já fossem.
A palavra nos
incentiva a imitar a Deus, como seus filhos amados. Devendo nós, portanto,
exercer a mesma fé do osso Pai.
(Efésios 5.1) –
Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados.
Onde se origina a Fé?
§ A Fé vem de Deus
(Por isso que
não existe a possibilidade de sermos frustrados porque a fé vem do próprio
Deus. Então tudo o que fizermos por fé dará certo).
Todos os filhos
recebem uma medida de “fé do tipo de Deus” ao nascer de novo, pois Deus não faz
acepção de pessoas (Romanos 2.11) e, se ele nos pediu para andar pela fé, ele
deve nos dar condições para obedecê-la. É Deus quem reparte a fé entre os
homens.
(Romanos 12.3) –
Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de
si mesmo além do que convêm; antes, pense com moderação, segundo A MEDIDA DE FÉ
QUE DEUS REPARTIU A CADA UM.
(Efésios 2.8) –
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é DOM DE
DEUS.
Além disso, as
Escrituras indicam Jesus como o autor e consumador da nossa fé:
(Hebreus 12.2) –
olhando firmemente para o AUTOR E CONSUMADOR DA FÉ, JESUS, o qual, em troca da
alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da
ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.
A Fé é do Coração
(Marcos 11.23) – porque em
verdade vos afirmo que, se alguém (pode ser eu, ou você ou outra pessoa ou
qualquer um) disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, E NÃO DUVIDAR NO
SEU CORAÇÃO, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele.
(Romanos 10.9-10) – Se, com a tua
boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o
ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque COM O CORAÇÃO SE CRÊ para
justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.
A Bíblia fala claramente que é
com o coração que se crê, ou seja, é no coração onde nossa fé se localiza. Não
há nenhuma passagem bíblica que demonstre que cremos com a mente, mas a Palavra
sempre se refere ao coração humano como o lugar onde devemos crer.
Cl 3.16 – Se verdadeiramente a Palavra do Senhor habita em nós, o que
sai da nossa boca são salmos, hinos e cânticos espirituais, porque a boca fala
do que o coração esta cheio.
§ O Coração do Homem é o seu Espírito
Os termos
“espírito” e “coração” do homem são usados de modo intercambiáveis na Bíblia.
Sabemos que o homem é espírito por que foi feito à imagem e semelhança de Deus
e Jesus disse: Deus é Espírito (João 4.24).
(1
Tessalonicenses 5.23) – O mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e o vosso
ESPÍRITO, ALMA e CORPO sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de
nosso Senhor Jesus Cristo.
Paulo disse:
(Romanos
2.28-29) – Porque não é judeu quem o é apenas exteriormente, nem é circuncisão
a que é somente na carne. Porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão.
A QUE É DO CORAÇÃO, NO ESPÍRITO, não segundo a letra, e cujo louvor não procede
dos homens, mas de Deus.
§ O espírito é recriado por ocasião do Novo
Nascimento
(Ezequiel 11.19)
– E lhes darei um só coração, e UM ESPÍRITO NOVO POREI DENTRO DELES; e tirarei
da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne;
(João 3.6) – O
que é nascido da carne é carne, e O QUE É NASCIDO DO ESPÍRITO É ESPÍRITO.
O Novo
Nascimento é o renascimento do espírito do homem, que morreu (separou-se de
Deus) a primeira vez que pecou.
Deus é Espírito
e não podemos ter comunhão com ele por meio da carne ou da mente, mas do
espírito.
§ O coração ou espírito é chamado de “homem
interior”
(II Coríntios
4.16) – Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem
exterior se corrompa, contudo, o nosso HOMEM INTERIOR se renova de dia em dia.
(I Pedro 3.4) – Mas
o HOMEM ENCOBERTO NO CORAÇÃO; no incorruptível traje de um espírito manso e
quieto, que é precioso diante de Deus.
(Romanos 7.22) –
Porque, SEGUNDO O HOMEM INTERIOR, tenho prazer na lei de Deus.
Nós somos um
espírito. Nosso verdadeiro “eu” é o homem interior.
(I Coríntios
14.14) – Porque, se EU orar em outra língua. O MEU ESPÍRITO ora de fato, mas a
minha mente fica infrutífera.
Eu tenho um corpo,
ele é meu, mas eu o “eu” verdadeiro é o “homem interior”, o espírito, “o
coração”.
Fé do Coração x Sentimentos
§ Há duas espécies de verdade:
Ø
A verdade
natural: fundamentada nos nossos sentidos físicos.
Ø
A verdade
espiritual: fundamentada na Palavra de Deus.
Jesus disse: (João 17.17b) – a
tua palavra é a verdade.
Não há problema em andar pela
verdade natural, desde que esta não contradiga a verdade da Palavra. Mas, do
modo como vivemos, somos tentados a crer mais no que nos dizem os nossos
sentidos do que na Palavra de Deus.
§ A fé é uma força espiritual
(Mateus 17.20) – E Jesus lhes
disse: Por causa de vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes
fé como um grão de mostardas, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há
de passar; e nada vos será impossível.
§ O homem natural não pode entender as coisas
do Espírito
(I Coríntios 2.14) – Ora, o homem
natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem
loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
§ A fé vê a resposta.
(Provérbios 4.20-22) – Filho meu,
atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido. Não as
deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no íntimo do teu coração. Porque
são vida para os que as acham, e saúde para todo o seu corpo.
Quando não atentamos para a verdade
natural, mas nos concentramos na verdade maior, que é a Palavra de Deus, nos
vemos como ela diz que somos, e não como os nossos sentidos aponta, e receemos
a saúde e a vida que ela promete.
§ Não andamos guiado pelo que nos dizem os
cinco sentidos
(II Coríntios 5.7) – visto que
andamos por fé e não pelo que vemos.
§ Crer vem antes de receber
(Marcos 11.24) – Por isso, vos
digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim
convosco.
A Fé em Contraste: Fé de Tomé x Fé de Abraão
a.
Fé de
Tomé (basear-se nos cinco sentidos)
(João 20.24-29)
– Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio
Jesus. Disseram-lhe, então, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele
respondeu: SE EU NÃO VIR nas suas mãos o sinal dos cravos. E ALI NÃO PUSER O
DEDO, e NÃO PUSER A MÃO NO SEU LADO, DE MODO ALGUM ACREDITAREI.
Passados oito
dias, estavam outra vez ali reunidos os seus discípulos, e Tomé, com eles.
Estando as portas trancadas, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja
convosco! E logo disse a Tomé: Pões aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega
também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente.
Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu! Disse-lhe Jesus: PORQUE ME VISTE,
CRESTE? Bem-aventurados os que não viram e creram.
·
Tomé baseava a sua fé nos cinco sentidos (tinha
que pôr a mão, o dedo, precisava ver).
·
A fé humana vê para crer.
·
A fé de Deus crê para ver.
·
Ver para crer não é o melhor de Deus, mas é
bíblico, pois Jesus reconheceu que algumas pessoas precisam ver, para crer no
evangelho. Veja:
(João 4.48) –
Então Jesus lhe disse: Se não virdes sinais e milagres, não crereis.
(João 2.23) – E,
estando ele em Jerusalém pela páscoa, durante a festa, muitos vendo os sinais
que fazia, creram no seu nome.
(João 2.11) –
Jesus principiou assim os seus sinais em
Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seu discípulos creram Nele.
·
A Fé humana sempre questiona:
(Êxodo 4.1) – ENTÃO respondeu Moisés, e disse: Mas eis
que não me crerão, nem ouvirão a minha voz, porque dirão: O SENHOR não te
apareceu.
(Lucas 24.11) – tais palavras lhes pareciam (aos
discípulos) um como delírio, e não acreditaram nelas.
b. Fé de Abraão (basear-se na Palavra de Deus)
§
É
fundamentada na Palavra de Deus, não importando as circunstâncias.
(Romanos 4.19) – E não enfraquecendo na fé, NÃO
ATENTOU PARA O SEU PRÓPRIO CORPO JÁ AMORTECIDO, pois era já quase cem anos, nem
tampouco para o amortecimento do ventre de Sara.
§
Chama as
coisas que não são como se já fossem
(Romanos 4.17) – (Como está escrito: Por pai de muitas
nações te constitui) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual
vivifica os mortos, e CHAMA AS COISAS QUE NÃO SÃO COMO SE JÁ FOSSEM.
§
Crê na
fidelidade de quem fez a promessa.
(Romanos 4.20-21) – E não duvidou da promessa de Deus
por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus, e estando
certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer.
§
Não
duvida, mas se fortalece dando glória a Deus.
(Romanos 4.20) – Não duvidou, por incredulidade, da
promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus.
A fé bíblica sempre vai dar crédito à Palavra de Deus,
sempre estará baseada na Palavra de Deus, ela não tem nada haver com os
sentimentos ou condições humanas, ela só se firma na Palavra de Deus.
Leiam também: Lucas 1.38; 5.1-5; Mateus 8.5-13;
Gênesis 22.8; I Samuel 17.37; Daniel 3.17; Atos 27.25; Hebreus 11.33.
§
Abraão
acreditava em duas coisas específicas:
1. Que Deus era capaz de cumprir sua promessa
2. Que Deus queria
cumprir sua promessa
Não podemos acreditar apenas que Deus é capaz, assim
como não podemos acreditar somente que Deus está disposto a agir em nosso
favor. Devemos crer em ambos os princípios ao mesmo tempo.
Exemplo:
Uma pessoa rica pode ter a capacidade de dar uma
grande oferta, mas isto não significa que queira dar. Uma pessoa pobre pode
querer dar, mas não significa que seja capaz. Nas duas situações, ninguém
recebe nada.
A maioria das pessoas acredita que Deus é capaz de
fazer qualquer coisa, mas não sabem que ele quer fazer. Portanto, carregam a
imagem de um Deus que tem muito para dar, mas que não quer fazê-lo. A Bíblia dá
exemplo de pessoas que acreditavam em apenas uma das verdades:
a) O homem que não sabia se Jesus podia.
(Marcos 9.17-23) – E, um dentre a multidão, respondeu:
Mestre, trouxe-te o meu filho, possesso de um espírito mudo; e este, onde quer
que o apanha, lança-o por terra, e ele espuma, rilha os dentes e vai
definhando. Roguei a teus discípulos que o expelissem, e eles não puderam.
Então, Jesus lhes disse: Ó geração incrédula, até quando estarei convosco? Até
quando vos sofrerei? Trazei-mo. E trouxeram-lho, quando ele viu a Jesus, o
espírito imediatamente o agitou com violência; quando ele viu a Jesus, o
espírito imediatamente o agitou com violência, e caindo ele por terra,
revolvia-se espumando.
Perguntou Jesus ao pai do menino: Há quanto tempo isto
lhe sucede? Desde a infância, respondeu; e muitas vezes o tem lançado no fogo,
e na água, para o destruir; mas, SE TU PODES FAZER ALGUMA COISA, tem compaixão
de nós, e ajuda-nos. E Jesus disse-lhe:
Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê.
§ Antes de Jesus aparecer, os discípulos tentaram
expulsar o demônio, mas não conseguiram.
§ O pai do menino tinha ficado desestimulado de
acreditar que alguém poderia ajudar de verdade, depois de sofrer tantas
decepções.
§ Jesus explicou que sua capacidade de expulsar o
demônio não era o problema, mas que a fé do homem nesta capacidade poderia ser.
b)
O homem
que não sabia se Jesus queria.
(Marcos 8.1-3)
– Ora, descendo ele do monte, grandes multidões o seguiram. E, eis que veio um
leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, SE QUISERES, PODE TORNAR-ME LIMPO. E
Jesus, estendendo a mão, tocou-lhe, dizendo: QUERO, FICA LIMPO! E imediatamente
ele ficou limpo da sua lepra.
§ O problema deste homem não era em acreditar na
capacidade de Deus para curá-lo, mas em conhecer a vontade de Deus.
§ Jesus só fazia e falava aquilo que via e ouvia
do Pai (João 14.10), portanto, a vontade de Deus era curar aquele homem.
Deus pode e quer fazer tudo por nós
(Hebreus 7.25) – Por isso, também (Jesus) PODE SALVAR
totalmente os que por Ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por
eles.
(I Timóteo 2.3-4) – Isto é bom e aceitável diante de Deus,
nosso Salvador, o qual DESEJA QUE TODOS OS HOMENS SEJAM SALVOS e cheguem ao
pleno conhecimento da verdade.
·
Em Hebreus, vemos que Jesus pode salvar
(capacidade).
·
Em Timóteo, vemos que Deus deseja que todos os
homens sejam salvos (vontade e disposição).
·
A palavra grega para “salvo”, nestas duas passagens
é a palavra “Sozo”, que significa “cura, preservação, perfeição, segurança e
libertação”.
·
Daí, entendemos que Deus não apenas PODE nos dar
as bênçãos, como Ele QUER fazê-lo.
Fé do Coração x Assentimento Mental (Fé da Mente)
“Assentimento mental” é concordar mentalmente que a Palavra
é a verdade, mesmo sem ter tal convicção no coração.
Sabemos que estamos assentindo mentalmente, quando dizemos
que estamos concordando que a Palavra de Deus é a verdade, mas não estamos
obtendo a resposta das nossas orações e nos sentimos insatisfeitos, pois “a
Palavra parece não funcionar”. É na verdade uma dependência da racionalidade.
A fé do tipo de Deus não considera as circunstâncias e
permanece firme, a despeito delas. Ela diz: “Se a Palavra de Deus diz que é
assim, então é assim! A promessa é minha, eu a tenho agora!”.
§
O
Espírito e a Mente são distintos.
(I Coríntios 14.14) – Porque, se eu orar em outra língua, o MEU ESPÍRITO
ORA DE FATO, MAS A MINHA MENTE fica infrutífera.
§
A mente
deve ser renovada pela palavra de Deus.
(Romanos 12.2) – e não vos conformeis com este século, mas
TRANSFORMAI-VOS PELA RENOVAÇÃO DA VOSSA MENTE, para que experimenteis qual seja
a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
§
A mente
deve ser submetida à obediência da Palavra.
(II Coríntios 10.4-5) – Porque as armas da nossa milícia não são carnais,
e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda
altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e LEVANDO CATIVO TODO
PENSAMENTO À OBEDIENCIA DE CRISTO...
§
A mente é
salva progressivamente pelo poder da Palavra.
(Tiago 1.21) – Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de
maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa
para salvar a vossa alma.
Como Fé Vem?
(Romanos 10.17) – De sorte
que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.
§ A expressão “palavra de Deus” a que se refere o
versículo 17 de Romanos vem do grego “Rhema” que significa “palavra falada”.
§ Uma pessoa surda pode ter fé porque através do
mútuo auxílio dos cinco sentidos o deficiente auditivo tem a possibilidade de
assimilar o que a palavra de Deus diz. Uma pessoa cega consegue ler através do
toque e uma surda consegue receber a mensagem através da vista. Exemplo: A
igreja dos surdos nos EUA.
§ A fé é produto do conhecimento e do
entendimento da Palavra de Deus.
§ Se alguém fechar o seu coração para a Palavra,
mesmo que esteja ouvindo fisicamente, não receberá fé. Exemplo: O operador de
rádio evangélica que nunca se converteu.
§ Fé é gerada quando ouvimos, compreendemos e
aceitamos a Palavra de Deus.
(Mateus 13.13-16) – Por isso
lhes falo por parábolas; porque ele, VENDO, NÃO VÊEM; e, OUVINDO, NÃO OUVEM e
NEM COMPREENDEM. E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo,
ouvireis, mas não compreendereis, e vendo, vereis, mas não percebereis. PORQUE
O CORAÇÃO DESTE POVO ESTÁ ENDURECIDO, E OUVIRAM DE MAL GRADO com seus ouvidos,
e FECHARAM SEUS OLHOS; Para que não vejam com os olhos, e ouçam com os ouvidos,
e compreendam com o coração, e se convertam, e eu os cure. Mas, bem-aventurados
os vossos olhos, porque veem, e os vossos ouvidos, porque ouvem.
§ A parábola do semeador fala sobre como as
pessoas podem receber a palavra que lhes é ministrada.
Quatro comportamentos foram
identificados:
1.
Ouvir e não compreender.
(Mateus 13.19) – A todos os que ouvem a palavra
do reino e não a compreendem, vem o maligno e arrebata o que lhes foi semeado
no coração. Este é o que semeado à beira do caminho.
2.
Receber com alegria, porém
sem firmeza.
(Mateus 13.20-21) – O que foi semeado em solo
rochoso, esse é o que ouve a palavra e a recebe logo, com alegria; mas não tem
raiz em si mesmo, sendo, antes, de pouca duração; em lhe chegando a angústia ou
a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza.
3.
Ouvir, mas deixar ser
sufocada pelos cuidados e pela ganância.
(Mateus 13.22) – O que foi
semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os cuidados do mundo e
a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera.
4.
Ouvir e compreender.
(Mateus 13.22) – Mas o que
foi semeado em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende; este frutifica
e produz a cem, sessenta e a trinta por um.
§ Aquele que não apenas a ouve, mas também a
compreende é frutífero no reino, pois acolheu a palavra com mansidão no
coração. (Tiago 1.21)
Fé é um
fruto do espírito recriado
(Gálatas 5.22-23) – Mas
o fruto do espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade,
FÉ, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.
§
Só existe uma palavra grega para descrever
espírito: pneuma. Tanto para o Espírito Santo, como para o espírito do
homem, como também para espírito maligno, se usa esta mesma palavra grega.
§
O texto originalmente escrito de todo o Novo
Testamento não trás letras maiúsculas e minúsculas. Originalmente todas as
palavras eram escritas “em maiúsculo”, a “organização” que diferencia “espírito
de Espírito” foi uma invenção posterior, estabelecida por convenção já em
nossos tempos, e às vezes, isso causa
mais problema do que ajuda, como no caso da palavra “espírito” em Gálatas 5.22.
A maioria dos editores das Bíblias que possuímos colocou a palavra “espírito”
com a letra “e” maiúscula, querendo eles dar a entender que o texto talvez
esteja falando do Espírito Santo. No entanto, biblicamente falando, quem foi
designado para produzir frutos fomos nós.
(João 15.1) – Eu
sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu nele, esse dá muito
fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
§
O fruto cresce nos ramos. Nós somos os ramos.
Então, este fruto, que é mencionado, é fruto do espírito humano (nascido de
Deus), que foi regenerado pelo Espírito de Deus e tem a vida Dele[1].
Fé x Esperança
(I Coríntios 13.13) –
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior
destes é o amor.
§
A Fé e a Esperança
são importantes, mas cada uma tem o seu lugar.
§
A Fé dá
substância às coisas esperadas.
§
Nem
sempre, mas comumente a fé está baseada em algo do passado.
§
Salvação:
porque Jesus já morreu e ressuscitou.
§
Batismo
no Espírito Santo: porque o Espírito já foi derramado.
§
Cura: porque
Jesus já levou sobre si as nossas enfermidades e dores.
§
A
esperança no grego é “Elpis”, que significa “positiva e segura expectação”.
§
A
Esperança sempre olha para o futuro, a Fé sempre é agora.
(Marcos 11.23) – porque em verdade vos afirmo que, se
alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu
coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele. Por isso, vos digo
que tudo quanto em oração pedirdes, CREIA QUE RECEBESTES, e será assim convosco.
Você crê que já recebeu não que irá receber num
futuro. É a esperança que aguarda por algo futuro. A fé comemora a vitória já
ganha.
§
Fé é a
certidão de garantia daquilo que você espera.
§
Fé faz as
promessas de Deus do passado e a esperança do futuro encontrar-se no presente.
§
Abraão
creu contra a esperança, ou seja, ele usou fé para “contrariar” o que esperava
naturalmente.
(Romanos 4.18) – O qual, em esperança, creu contra a
esperança, tanto que ele tornou-se pai de muitas nações, conforme o que lhe
fora dito: Assim será a tua descendência.
§
A fé
chama à existência as coisas que não existem. A esperança as aguarda.
§
A Fé diz:
“Eu creio e recebo agora a resposta da minha oração”.
§
A
Esperança diz: “Eu creio que receberei a resposta da minha oração algum
dia”.
Salvos pela fé ou pela esperança?
(Efésios 2.8-9) – Porque pela
graça SOIS SALVOS, MEDIANTE A FÉ, e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de
obras, para que ninguém se glorie.
(Romanos 8.22-24) – Porque
sabemos que toda a criação, a um nó tempo, geme e suporta angústias até agora.
E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito,
igualmente gememos em nosso íntimo, guardando a adoção de filhos, A REDENÇÃO DO
NOSSO CORPO. Porque, NA ESPERANÇA, FOMOS SALVOS. Ora, esperança que se vê não é
esperança; pois o que alguém vê, como o espera?
Romanos 8 diz que fomos salvos na
esperança, enquanto Efésios diz que fomos salvos pela graça mediante a fé. O
que é verdade então?
Na epístola aos Romanos, Paulo
estava falando sobre a redenção do nosso corpo, que acontecerá no
arrebatamento, por isso, falava de sermos salvos na esperança.
Paulo se refere a salvação do
nosso corpo (ou redenção do nosso corpo) que acontecerá somente no futuro e por
isso esperamos. A nossa bendita esperança é essa mesmo: a volta de Jesus e a
redenção dos nossos corpos.
(I Pedro 1.1-5) – Pedro, apóstolo
de Jesus Cristo, aos peregrinos da Dispersão no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia
e Bitínia, eleitos segundo a presciência de Deus Pai, na santificação do
Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz
vos sejam multiplicadas.
Bendito seja o Deus e Pai de
nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos
regenerou para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os
mortos, para uma herança incorruptível, incontaminável e imarcescível,
reservada nos céus para vós, que pelo poder de Deus sois guardados, mediante a
fé, para a salvação que está preparada para se revelar no último tempo;
Em efésios, Paulo falava da salvação
do nosso espírito, que só acontece pela FÉ no que Jesus Cristo já fez.
Fé Mensurável
A fé pode ser medida. Encontramos
exemplos na Bíblia de pessoas com níveis diferentes de fé.
(Mateus 6.30) – Ora, se Deus
veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno,
quanto mais a vós, homens de PEQUENA FÉ?
(Mateus 14.31) – E, prontamente,
Jesus, estendendo a mão, tomou-o e lhe disse: Homem de PEQUENA FÉ, por que
duvidaste?
(Mateus 8.8-10) – Mas o centurião
respondeu: Senhor, não sou digno de que entres em minha casa; mas apenas manda
com uma palavra, e o meu rapaz será curado... ouvindo isto, ADMIROU-SE JESUS e
disse aos que o seguiam: Em verdade vos afirmo que NEM MESMO EM ISRAEL ACHEI FÉ
COMO ESTA.
(Mateus 15.28) – Então lhe disse
Jesus: ó mulher, GRANDE É A TUA FÉ! Faça-se contigo como queres. E, desde
aquele momento, sua filha ficou sã.
(Atos 6.8) – E Estevão, CHEIO DE
FÉ e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.
(Tiago 2.5) – Ouvi, meus amados
irmãos. Não escolheu Deus os que para o mundo são pobres, para serem RICOS EM
FÉ e herdeiros do reino que ele prometeu aos que o amam?
§
A
Esperança sempre olha para o futuro, a Fé sempre é agora.
(II Tessalonicenses 3.2) – e para que sejamos livres
dos homens perversos e maus, porque A FÉ NÃO É DE TODOS.
Esta passagem foi escrita sobre os ímpios, homens
perversos e maus. Os homens do mundo não creem em deus como os cristãos.
§
Todos
recebem a mesma medida de fé ao nascer do novo.
(Romanos 12.3) – Porque, pela graça que me foi dada,
digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes,
pense com moderação, segundo A MEDIDA DE FÉ que Deus repartiu a cada um.
Esta passagem foi escrita para os cristãos de Roma:
“...digo a cada um dentre vós...”. Esta medida de fé é a mesma para todos os
crentes na hora que nascem de novo (Efésios 2.8). Deus não dá fé grande para
alguns e pequena para outros, pois Deus não faz acepção de pessoas.
§
Não é
bíblico pedir para que Deus aumente a nossa fé.
(Lucas 17.5-6) – Então, disseram os apóstolos ao
Senhor: Aumenta-nos a fé.
Respondeu-lhes o Senhor: Se tiverdes fé como um grão
de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar; e ela
vos obedecerá.
A fé não vem pelo pedir, a fé vem pelo ouvir! Os
discípulos em sua ignorância pediram que Jesus aumentasse a fé deles, mas isso
não quer dizer que seja correto pedir. Encontramos outros erros cometidos pelos
discípulos ao lermos o Novo Testamento, nem por isso devemos repeti-los
pensando que estavam certos porque foram registrados na Bíblia. É verdade que
naquele momento eles pediram, mas isso também não quer dizer que Jesus atendeu.
Se você ler o restante da história até o verso 10, perceberá que Jesus explicou
que eles deveriam perdoar por que esta era a obrigação deles como discípulos de
Cristo. Eles deveriam fazer aquilo que ele havia mandado, e , usando uma
parábola ele demonstra que o perdão que deveria ser liberado para o ofensor era
uma obrigação deles como “servos” e não um favor que deveria ser oferecido pelo
“senhor”. No entanto, Jesus também acrescentou que SE eles tivessem fé,
deveriam FALAR aquilo que creem e aquilo aconteceria. Ele usou uma amoreira
como exemplo que seria arrancada e transplantada no mar, mas o contexto falava
sobre a mágoa e a falta de perdão.
O grão de mostarda pode até ser pequeno, mas ele
cresce até se tornar uma grande árvore. Assim deve ser a nossa fé.
§
Aumentar
a fé que recebemos é responsabilidade nossa.
(II Tessalonicenses 1.3) – Irmãos, cumpre-nos dar
sempre graças a Deus no tocante a vós outros, como é justo, pois A VOSSA FÉ
CRESCE SOBREMANEIRA, e o vosso mútuo amor de uns para com os outros vai
aumentando.
§
Orar em
línguas ajuda a edificar a fé.
(Judas 1.20) – Vós, porém, amados, EDIFICANDO-VOS NA
VOSSA FÉ santíssima, orando no Espírito Santo.
§
A fé é
como um músculo. Todos possuem, mas somente aqueles que exercitam desenvolvem.
§
Músculos
mais desenvolvidos têm mais resistência e força.
§
Fé vem
pelo ouvir, permanece pelo meditar e cresce pelo praticar a Palavra.
§
Espiritualmente,
uma fé maior suporta mais as tribulações e é mais forte para fazer as obras de
Deus e vencer o inimigo.
§
Quatro
passos essenciais para desenvolver sua fé:
1.
Alimentar-se com a Palavra de Deus;
2.
Meditar na Palavra;
3.
Praticando aquilo que medita;
4.
Orando em outras línguas.
Confissão: elemento indispensável da Fé
Confessar:
“reconhecer ou admitir, declara em fé”. A confissão é “afirmar alguma coisa que
cremos”, testificar de alguma coisa que sabemos”, “dar testemunho de uma
verdade que aceitamos”.
Há quatro tipos de
confissão que são aludidas no Novo Testamento.
1. Os ensinos de João Batista e Jesus no
tocante à confissão de pecados dos judeus.
(Mateus 3.5-9) – Então, saíam a ter com ele Jerusalém,
toda a Judéia e toda a circunvizinhança do Jordão; e eram por ele batizados no
rio Jordão, confessando os seus pecados.
2. A confissão do pecador hoje em dia.
Não é confissão dos pecados cometidos, mas do único e
maior pecado de não crer em Cristo:
(João 16.7-11) – Mas eu vos
digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for o Consolador não
virá para vós outros; se, porém, eu for eu vo-lo enviarei. Quando Ele vier,
convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: DO PECADO, PORQUE NÃO
CRÊEM EM MIM; do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado.
Deve ser crendo com o coração:
(Romanos 10.8-10) – Porém que
se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a
palavra da fé que pregamos. SE COM A TUA BOCA CONFESSARES JESUS COMO SENHOR E,
EM TEU CORAÇÃO, CRERES que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da
salvação.
Deve ser uma confissão baseada na convicção interior,
mas que se manifesta no exterior, não precisa ser uma confissão pública, mas
jamais será uma “confissão secreta”:
(Mateus 10.32-33) – Portanto,
qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu
Pai, que está nos céus. Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o
negarei também diante de meu Pai, que está nos céus.
3. A confissão que o crente faz de algum
pecado cometido quando ele acontece.
(I João 1.9) – se confessarmos os
nossos pecados, ele PE fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos
purificar de toda a injustiça.
4. A confissão da nossa fé na palavra de Deus.
Nossa confissão deve basear-se em cinco coisas:
a.
Aquilo que Deus, em cristo, tem realizado em
nosso favor no seu plano de redenção.
b.
Aquilo que Deus, mediante a Palavra e o Espírito
Santo, tem realizado em nós no Novo Nascimento e ao recebermos a plenitude do
Espírito Sant.
c.
Aquilo que somos para Deus Pai em Cristo Jesus.
d.
Aquilo que Jesus está fazendo por nós, agora, à
destra do Pai, intercedendo por nós.
e.
Aquilo que Deus pode fazer através de nós pelo
seu espírito ou pela sua Palavra.
§ A Lei da fé: Crer e Falar
(II Coríntios
4.13) – Tendo, porém, o mesmo espírito da fé, como está escrito: Eu cri; por
isso, é que falei. Também nós CREMOS; POR ISSO, TAMBÉM FALAMOS.
(Romanos 10.8) –
Porém que se diz? A palavra está perto de ti, NA TUA BOCA E NO TEU CORAÇÃO;
isto é, a palavra da fé que pregamos.
§ Não há fé sem confissão. Crer apenas não
adianta. A confissão “libera a fé”
(Marcos 11.23) – Porque em verdade vos digo que
qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em
seu coração, mas crer que se fará aquilo que DIZ, tudo o que DISSER lhe SERÁ
FEITO.
§ A Fé do tipo de Deus “fala”
(Marcos 11.23) – Porque em verdade vos afirmo que, SE
ALGUÉM DISSER a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu
coração, mas crer que se fará aquilo que diz, assim será com ele.
(Hebreus 11.3) – Pela fé, entendemos que foi o
universo formado PELA PALAVRA de Deus, de maneira que o visível veio a existir
das coisas que não aparecem.
§ Jesus, o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa
confissão.
(Hebreus 3.1) – Por isso, santos irmãos, que
participais da vocação celestial, considerem atentamente o Apóstolo e Sumo
Sacerdote da nossa confissão, Jesus.
§ Devemos conservar firme a nossa confissão
(Hebreus 4.14) – Tendo, pois, a Jesus, o Filho de
Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a
nossa confissão.
§ Aquilo que confessamos alimenta nosso
espírito
A fé vem pelo ouvir a palavra de Deus e devemos
lembrar que não há boca mais próxima dos nossos ouvidos do que a nossa própria,
por isso quanto mais falamos a palavra, mais a ouvimos, e assim mais nos
alimentamos e mais aumenta nossa fé.
(Provérbios 18.20-21) – Do fruto da boca de cada um se
fartará o seu ventre; dos renovos dos seus lábios ficará satisfeito. A morte e
a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.
§ Confessar a Palavra nos faz prosperar
(Josué 1.8) – NÃO SE APARTE DA TUA BOCA o livro desta
lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a
tudo quanto nele está escrito; PORQUE ENTÃO FARÁS PROSPERAR O TEU CAMINHO, E
SERPAS BEM SUCEDIDO.
§ Nunca receberemos além daquilo que
confessamos
(Marcos 11.23) –
Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e
lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, MAS CRER QUE SE FARÁ O QUE DIZ,
ASSIM SERÁ COM ELE.
§ A fé cresce com a confissão, mas nunca além
dela.
§ Confessar certo é resultado de pensamentos
certos, provenientes de uma mente renovada com a Palavra.
§ Dois tipos de confissão:
o
Certa: A
mulher do fluxo de sangue
(Marcos 5.25-34)
– Aconteceu que certa mulher, que, havia doze anos, vinha sofrendo de uma
hemorragia, e muito padecera à mão de vários médicos, tendo despendido tudo
quanto possuía, sem, contudo, nada aproveitar, antes, pelo contrário, indo a
pior, tendo ouvido a fama de Jesus, vindo por trás dele, por entre a multidão,
tocou-lhe a veste. PORQUE DIZIA: SE EU APENAS LHE TOCAR AS VESTES, FICAREI
CURADA. E logo se lhe estancou a hemorragia, e sentiu no corpo estar curada do
seu flagelo. Jesus, reconhecendo imediatamente que dele saíra poder, virando-se
no meio da multidão, perguntou: Quem me tocou nas vestes? Responderam-lhe seus
discípulos: Vês que a multidão te aperta e dizes: Quem me tocou? Ele, porém,
olhava ao redor para ver quem fizera isto. Então, a mulher, atemorizada e
tremendo, cônscia do que nela se operara, veio, prostrou-se diante dele e
declarou-lhe a toda a verdade. E ele lhe disse: FILHA, A TUA FÉ TE SALVOU,
vai-te em paz e fica livre do teu mal.
o
Errada:
Os dez espias israelitas enviados por Moisés
(Números 13.25-33) – Ao cabo de quarenta dias,
voltaram de espiar a terra... relataram a Moisés e disseram: Fomos à terra a
que nos enviaste; e verdadeiramente, mana leite e mel; este é o fruto dela. O
povo, PORÉM, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades, mui grandes e
fortificadas; também vimos ali os filhos de Anaque. Os amalequitas habitam na
terra do Neguebe; os heteus, os jebuseus e os amorreus habitam ao PE do mar e
pela ribeira do Jordão. Então, Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse:
Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra
ela. ´
Porém os homens que com ele tinham subido disseram:
NÃO PODEREMOS SUBIR CONTRA AQUELE POVO, PORQUE É MAIS FORTE DO QUE NÓS. E,
diante dos filhos de Israel, infamaram a terra que haviam espiado, dizendo: A
terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra que devora os seus moradores;
e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura. Também vimos ali
gigantes (os filhos de Anaque são descendentes de gigantes), e éramos, aos
nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos.
·
A promessa de entrar na Terra Prometida já havia
sido dada (Êxodo 6.2-8)
·
Apenas Josué e Calebe, dentre todos os
israelitas falaram em linha com a promessa.
·
Todos receberam exatamente o que falaram (v.
28-30).
·
A confissão errada PE uma confissão de derrota,
fracasso e da supremacia de satanás. Falar a respeito de como o diabo está
impedindo você de ser bem-sucedido, mantendo você na escravidão ou lhe deixando
doente, é uma confissão de derrota e glorifica o diabo.
A Fé tem ações correspondentes
§ Fé requer ação.
(Tiago 1.22-25)
– Tornai-vos, pois, PRATICANTES DA PALAVRA E NÃO SOMENTE OUVINTES,
enganando-vos a vós mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não
praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto
natural; pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de
como era a sua aparência. Mas aquele que considera, atentamente, na lei
perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouviste negligente, mas
operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.
o
Enganamos a nós mesmos quando apenas ouvimos e
não praticamos aquilo que dizemos crer.
o
Aquele que considera a Lei de Deus como a
verdade e a pratica, será bem-aventurado no que realizar.
o
Quanto maior for a nossa observância à Palavra
maior será a nossa habilidade em fazer o que ela diz.
§ Fé sem obras é morta.
(Tiago 2.17-18,
26) – Assim, também A FÉ, SE NÃO TIVER OBRAS, ESTÁ MORTA. Mas alguém dirá: Tu
tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as
obras, te mostrarei a minha fé. Porque, assim como o corpo sem espírito é
morto, assim também a fé sem obras é morta.
Quer dizer que
não existe fé, se não houver uma ação correspondente a ela.
(Tiago 2.1-2)
§ A confissão de fé não produz resultado
algum sem ações correspondentes.
Devemos sempre
agir de acordo com a fé que temos, pois apenas confessar não produz resultados.
A fé sem ação é morta.
Ø
Jesus viu
a fé do paralítico e seus quatros amigos por meio das ações deles
(Lucas 5.17-20) – E aconteceu que, num daqueles dias,
estava ensinando, e estavam ali assentados fariseus e doutores da lei, que
tinham vindo de todas as aldeias da Galiléia, e da Judéia, e de Jerusalém. E a virtude do Senhor estava com ele para
curar. E eis que uns homens transportaram numa cama um homem que estava
paralítico, e procuravam fazê-lo entrar e pô-lo diante dele. E, não achando por
onde o pudessem levar, por causa da multidão, subiram ao telhado, e por entre
as telhas o baixaram com a cama, até o meio, diante de Jesus. E, VENDO ELE
(Jesus) A FÉ DELES, disse-lhe: Homem, os teus pecados te são perdoados.
Ø
Aquele
que ouve a Palavra e a pratica (fé + ação correspondente), é prudente.
(Mateus 7.24-28) – Todo aquele, pois, que escuta estas
minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou
a sua casa sobre a rocha; e desceu a chuva, e correram rios, e assopraram
ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a
rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei
ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; e desceu a chuva, e
correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi
grande a sua queda.
II Reis 5.1-14
João 9.1-7
Lucas 17.11-14
§ A fé é consumada pelas obras.
(Tiago
2.22) – Vês como a fé operava juntamente com as suas obras; com efeito, foi
pelas obras que a fé se consumou.
§ Somos justificados pela Fé manifesta nas
obras.
(Tiago
2.21-24) – Não foi por obras que Abraão, o nosso pai, foi justificado, quando
ofereceu sobre o altar o próprio filho, Isaque? Vês como a fé operava
juntamente com as suas obras; com efeito, foi pelas obras que a fé se consumou,
e se cumpriu a Escritura, a qual diz: Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi
imputado para justiça; e foi chamado amigo de Deus. Verificais que uma pessoa é
justificada por obras e não por fé somente.
Os Inimigos da Fé
(I Timóteo 6.12)
– combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual também
foste chamado e de que fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas.
(II Timóteo
1.18-19) – Este é o dever de que te encarrego, ó filho Timóteo, segundo as
profecias de que antecipadamente foi objeto: combate, firmado nelas, o bom
combate, mantendo fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa
consciência, vieram a naufragar na fé.
(II Timóteo 4.7)
– Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.
A Bíblia fala de um combate
apenas: o da fé. Não precisamos mais combater o diabo, pois Jesus já os venceu
por nós. Veja:
(Colossenses
2.13-15) – E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e
pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando
todos os nossos delitos; tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra
nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o
inteiramente, encravando-o na cruz; e, DESPOJANDO OS PRINCIPADOS E AS
POTESTADES, publicamente os expôs ao desprezo, TRIUNFANDO DELES NA CRUZ.
(Efésios 1.20-23)
– o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o
sentar à sua direita nos lugares celestiais, acima de todo principado, e
potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir; não só no
presente século, mas também no vindouro. E pôs todas as coisas debaixo dos pés,
e para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu
corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas.
No entanto, se há combate, então deve haver inimigos. São
eles:
1.
Falta
de compreensão sobre o que significa ser uma nova criatura em Cristo.
(II
Coríntios 5.17) – E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura, as
coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.
(Efésios
2.10) – Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as
quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.
Colossenses
1.13
Gálatas
3.26
II
Pedro 1.4
I
João 5.13
Efésios
4.24
2.
Falta
de entendimento de quem somos em Cristo.
(I
Coríntios 1.30) – Mas vós sois dele, EM CRISTO JESUS, o qual se nos tornou da
parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção.
(Efésios
1.7) – no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados,
segundo a riqueza da sua graça.
Existem cerca de
140 expressões no Novo Testamento – especialmente nas epístolas – que nos falam
acerca da nossa realidade em Cristo. São expressões como “em quem”, “nele” e
“em Cristo” que são usadas para falar da nossa nova realidade. Encontre estas
passagens e grife-as na sua Bíblia.
Atos
17.28
Romanos
8.1-37
I
Pedro 2.24
Efésios
1.3, 20-22
Colossenses
1.13-14
3.
Falta
de entendimento do ser “justiça de Deus”.
(II
Coríntios 5.21) – Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós;
para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.
(Romanos
3.21-26) – Mas agora, sem lei, tem-se manifestado a justiça de Deus, que é
atestada pela lei e pelos profetas; isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus
Cristo para todos os que creem; pois não há distinção. Porque todos pecaram e
destituídos estão da glória de Deus; sendo justificados gratuitamente pela sua
graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs como
propiciação, pela fé, no seu sangue, para demonstração da sua justiça por ter
ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos; para
demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e
também justificador daquele que tem fé em Jesus.
4.
Falta
de entendimento do uso correto do nome de Jesus.
(João
16.23-24) – Naquele dia, nada me perguntareis. Em verdade, em verdade vos digo:
tudo quanto pedirdes a meu Pai, ele vos concederá em meu nome. Até agora nada
pedistes em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja
completa.
(Marcos
16.17-18) – Estes sinais hão de acompanhar aqueles que creem: em meu nome,
expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se, alguma
coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre os
enfermos, eles ficarão curados.
(João
14.13-14) – e tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja
glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei.
(Atos
3.6-7, 3.16) – Disse-lhe Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho, isso
te dou; em nome de Jesus Cristo, o nazareno, anda. Nisso, tomando-o pela mão
direita, o levantou; imediatamente os seus pés e artelhos se firmaram.
E
pela fé em seu nome fez o seu nome fortalecer a este homem que vedes e
conheceis; sim, a fé, que vem por ele, deu a este, na presença de todos vós,
esta perfeita saúde.
5.
Falta
de agir de acordo com a Palavra de Deus.
(Tiago
1.22) – Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes,
enganando-vos a vós mesmos.
6.
Falta
de manter a confissão de fé.
(Hebreus
4.14) – Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que
penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão.
Devemos sempre
nos manter confessando as verdades da Palavra de Deus e a nossa fé nelas. Isto
impedirá o diabo de nos roubar a fé.
(Josué
1.8) – NÃO SE APARTE DA TUA BOCA o livro desta lei; antes medita nele dia e
noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está
escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.
Dúvida: o maior inimigo da fé
No grego existem três palavras traduzidas pro “dúvida”. São
elas:
Ø
Aporeo: significa
estar sem um caminho certo.
(João 13.22) – Então os
discípulos olhavam uns para os outros, duvidando de quem ele falava.
Ø
Distazo:
significa estar em dois caminhos ao mesmo tempo.
(Mateus 14.31) – E,
prontamente, Jesus, estendendo a mão, tomou-o e lhe disse: Homem de pequena fé,
por que duvidaste?
Ø
Meteorizo:
significa vacilar entre dois caminhos.
(Lucas 12.29) – Não andeis,
pois, a indagar o que haveis de comer ou beber e não vos entregueis a
inquietações.
§ A dúvida e o medo andem juntos e roubam a
nossa fé.
(Mateus
14.28-31) – Respondendo-lhe Pedro, disse: Se és tu, Senhor, manda-me ir ter
contigo, por sobre as águas. E ele disse: Vem! E Pedro, descendo do barco,
andou por sobre as águas e foi ter com Jesus. Reparando, porém, na força do
vento, TEVE MEDO; e, começando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor! E,
prontamente, Jesus, estendendo a mão, tomou-o e lhe disse: Homem de pequena fé,
POR QUE DUVIDASTE?
o
Pedro atentou para a força do vento e temeu.
o
O medo e a dúvida são irmãos gêmeos e roubam a
fé.
§ A dúvida gera incredulidade.
(Mateus
17.14-20) – E, quando chegaram para junto da multidão, aproximou-se dele um
homem, que se ajoelhou e disse: Senhor, compadece-te de meu filho, porque é
lunático e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo e outras muitas, na água.
Apresentei-o a teus discípulos, mas ele não puderam curá-lo. Jesus exclamou: Ó
geração incrédula e perversa! Até quando estarei convosco? Até quando vos
sofrerei? Trazei-me aqui o menino. E Jesus repreendeu o demônio, e este saiu do
menino; e, desde aquela hora, ficou o menino curado. Então, os discípulos,
aproximando-se de Jesus, perguntaram em particular: Por que motivo não pudemos
nós expulsá-lo? E ele lhes respondeu: POR CAUSA DA PEQUENEZ DA VOSSA FÉ. Pois
em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este
monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível.
o
Mateus 10.1 prova que eles tinham autoridade
para expulsar o demônio.
o
Eles possuíam poder, mas não tinham fé.
Duvidaram.
o
Por causa da incredulidade deles, o poder não
operou.
§
Quem
duvida nada recebe de Deus.
(Tiago 1.5-8) –
Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá
liberalmente e não lança em rosto; e ser-lhe-á concedida. PEÇA-A, PORÉM, COM
FÉ, EM NADA DUVIDANDO; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e
agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma
coisa; homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos.
o
O homem que duvida é inconstante em todos os
seus caminhos.
o
Devemos pedir as coisas com fé.
o
Quando duvidamos, fechamos a porta para as
bênçãos de Deus.
§
A dúvida
é, na verdade, desacreditar da Palavra de Deus, é dizer que Deus mente.
§
É não
duvidando que recebemos as respostas de oração.
(Marcos 11.23-24)
– porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e
lança-te no mar, E NÃO DUVIDAR NO SEU CORAÇÃO, mas crer que se fará o que diz,
assim será com ele. Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes,
CREDE QUE RECEBESTES, e será assim convosco.
Falta de Perdão: impedimento para operação da fé
Existem duas palavras gregas traduzidas por perdão. São
elas:
Ø
Aphiemi: significa
“remido da punição que lhe era devida” ou “completa remoção da ofensa”.
Ø
Aphesis:
significa “ destituição, exoneração, e liberação.
·
A fé não
funcionará se não houver perdão.
(Marcos 11.23-24)
– porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e
lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz,
assim será com ele. Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes,
crede que recebestes, e será assim convosco. E, QUANDO ESTIVERDES ORANDO,
PERDOAI, se tendes alguma coisa contra alguém, PARA QUE O VOSSO PAI, QUE ESTÁ
NOS CÉUS, VOS PERDOE AS VOSSA OFENSAS. Mas, se vós não perdoardes, também vosso
Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas.
Jesus estava ensinando
especificamente sobre como a fé funciona nesta passagem. Uma pessoa pode até
ter fé forte, mas se não estiver pronta a perdoar as pessoas, ela não vai
funcionar.
·
O mais importante
não é o tamanho da sua fé, mas se a fé que você tem está operando ou não.
·
A fé só
opera através do amor.
(Gálatas 5.6) –
Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão, nem a incircuncisão têm valor
algum, mas a fé que atua pelo amor.
·
A fé
perde o valor se não houver amor.
(I Coríntios
13.2) – Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e
toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes,
se não tiver amor, nada serei.
·
Deus é
amor.
(I João 4.8) – Aquele
que não ama não conhece a Deus; porque
Deus é amor.
·
O amor de
Deus é perdoador e nos exorta a imitá-lo. Que não perdoa, não ama.
(Efésios 4.32) –
Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos
outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.
(Colossenses
3.13) – Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se
alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei
vós também.
·
A falta
de perdão gera amargura e pode contaminar até outras pessoas.
(Hebreus 12.15) –
atentado, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça
de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando vos perturbe, e , por
meio dela, muitos seja contaminados;
·
O amor ao
próximo é um mandamento. Se não crermos para obedecer e perdoar, não creremos
para receber.
(João 13.34) – Um
novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns ao outros; como eu vos amei a vós,
que também vós uns aos outros vos ameis.
·
A
extensão do amor e do perdão de Deus:
Ø Ele
apaga as nossas transgressões. (Isaías 43.25a)
Ø Ele
esquece os nossos pecados. (Isaías 43.25b)
Ø Purifica-nos
de todo pecado pelo sangue de Jesus. (I João 1.7)
Ø É
a nossa consciência, e não Deus, quem nos acusa quando erramos (I João 19.22).
·
Jesus
viveu uma vida praticando o perdão.
(Lucas 23.33-34)
– E, quando chegaram ao lugar chamado a Caveira, ali o crucificaram, e aos
malfeitores, um à direita e outro à esquerda. E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes,
porque não sabem o que fazem. E , repartindo as suas vestes, lançaram sortes.
·
Ele nos
capacitou para perdoar nos dando do seu amor
(Romanos 5.5) – E
a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em
nossos coração pelo Espírito Santo que nos foi dado.
O que mais Jesus nos ensinou sobre o perdão.
·
O perdão
de Deus para nós depende de perdoarmos os outros.
(Mateus 6.12-15)
– E perdoa-nos as nossa dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos
devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal {pois teu é
o reino, o poder e a glória para sempre. amém}! Porque, se perdoardes aos
homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não
perdoardes aos homens {as suas ofensas}, tampouco vosso Pai vos perdoará as
vossas ofensas.
(Marcos 11.25) –
E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém,
para que o vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas. Mas, se
vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as
vossas ofensas.
(Lucas 6.37) –
Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados.
Perdoai e sereis perdoados;
Jesus disse “perdoa-nos, Pai,
assim como temos perdoado”, isto nos mostra que assim como agimos, Deus agirá
conosco. Se perdoando, ele nos perdoará, se recusando o perdão, ele nos
recusará.
·
Se alguém
tem algo contra nós, devemos nos reconciliar com ele antes de ofertarmos à
Deus.
(Mateus 5.23-24)
– Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu
irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai
reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.
·
Quantas
vezes devemos perdoar
(ateus 18.21-22)
– então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu
irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Respondeu-lhe
Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete.
·
Devemos
perdoar porque já fomos perdoados.
(Mateus 18.23-25)
– Por isso, o reino dos céus é semelhante a um rei que resolveu ajustar contas
com os seus servos. E passando a fazê-lo, trouxeram-lhe um que lhe devia dez
mil talentos. Não tendo ele, porém, com que pagar, ordenou o senhor que fosse
vendido ele, a mulher, os filhos e tudo quanto possuía e que a dívida fosse
para. Então, o servo, prostrando-se reverente, rogou: Sê paciente comigo, e
tudo te pagarei. E o senhor daquele servo, compadecendo-se, mandou-o embora e
perdoou-lhe a dívida. Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus
conservos que lhe devia cem denários; e, agarrando-o, sufocava-o, dizendo:
paga-me o que me deves. Então, o seu conservo, caindo-lhe aos pés, lhe
implorava: Sê paciente comigo, e te pagarei. Ele, entretanto, não quis; antes,
indo-se, o lançou na prisão, até que saldasse a dívida. Vendo os seus companheiros
o que se havia passado, entristeceram-se muito e foram relatar ao seu senhor
tudo que acontecera. Então, o seu senhor, chamando-o, lhe disse: Servo malvado
perdoei-te aquela dívida toda porque me suplicaste; não devias tu, igualmente,
compadecer-te do teu conservo, como também eu me compadeci de ti? E,
indignando-se, o seu senhor entregou aos verdugos, até que lhe pagasse toda a
dívida. Assim também meu Pai Celeste vos fará, se do íntimo não perdoardes cada
um a seu irmão.
A fé é Individual
A fé é algo individual e
intransferível. A fé dos nossos parentes não pode nos salvar, nem pode
manifestar as bênçãos de Deus na nossa vida.
(Habacuque 2.4b)
– mas o justo pela SUA FÉ viverá.
(Romanos 14.22a)
– A fé que tens, tem-na para ti mesmo perante Deus.
(Romanos 14.12) –
Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus.
(Mateus 9.22) –
(Marcos 5.34,
10.52) –
(Lucas 7.50,
8.48, 17.19, 18.42) –
Nos evangelhos encontramos três
situações em que a fé de alguém pode funcionar por outra pessoa:
Ø Pais
que exercem fé por um filho que ainda seja dependente deles;
Ø Um
Senhor que exerça fé por um servo no qual haja insubordinação para com aquele
(Marcos 8.5-13);
Ø Quando
alguém, a despeito de qualquer vínculo familiar ou empregatício concorda com a
fé do outro. A pessoa pode “pegar uma carona na fé” de outra pessoa.
A Fé é uma forma de Vida
·
Viver
pela fé é uma ordenança divina
(Romanos 1.17) –
Visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está
escrito: O justo viverá por fé.
(Gálatas 3.11) –
E é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque o
justo viverá pela fé.
(Hebreus 10.38) –
Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não têm prazer nele.
(Habacuque 2.4b)
– Mas o justo pela sua fé viverá.
·
Tudo o
que não provém da fé é pecado
(Romanos 14.23) –
Mas aquele que tem dúvidas, se como está condenado, porque não nome por fé; e
tudo o que não provém da fé é pecado.
·
Temos paz
com Deus, por que fomos justificados pela fé.
(Romanos 5.1) –
TENDO sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor
Jesus Cristo;
·
Não
andamos pelo que vemos, mas pela fé.
(II Coríntios
5.7) – visto que andamos por fé e não pelo que vemos.
(II Coríntios
4.18) – Não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem;
porque as que se não veem são eternas.
·
Fomos
comprados e devemos viver pela fé em Cristo
(Gálatas 2.20) –
Já estou crucificado com Cristo, e vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim. E
a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou,
e se entregou a si mesmo por mim.
·
Sem fé é
impossível agradar a Deus
(Hebreus 11.6) –
De fato, sem fé é impossível agradas a Deis, porquanto é necessário que aquele
que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que se torna falardoador dos que
o buscam.
Logos e Rhema
Existem duas palavras gregas traduzidas por “Palavra de Deus”, na Bíblia. São elas:
Logos: é a Palavra integral de Deus. O Verbo de Deus.
(João
1.1-3, 11) – No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era
Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por Ele, e
sem ele nada do que foi feito se fez... e o Verbo se fez carne, e habitou entre
nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e
de verdade.
É usada também para descrever
a Palavra escrita:
(Marcos
7.13) – Invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição, que vós
ordenastes. E muitas coiss fazeis semelhastes a estas.
Rhema: é a palavra falada.
(Efésios
6.17) – Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a
Palavra de Deus.
o A Bíblia diz que é pela palavra Rhema que vem a
fé, ou seja, pela palavra falada.
(Romanos 10.17) – De sorte
que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.
o É também pelo Rhema que vive o homem.
(Mateus 4.4) – Ele, porém respondendo, disse:
Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da
boca de Deus.
OBS.
Rhema é uma palavra grega que significa “palavra falada”, independentemente de
qual palavra fosse (se de Deus ou não). Ela significava “palavra falada” em
oposição a qualquer outro tipo de palavra, seja escrita, conhecida, etc... não
é uma palavra especial ou sagrada. Basta haver “voz”, ou seja “ser falada”, que
é considerada Rhema.
Nos textos acima, no entanto, devemos considerar que a palavra
Rhema que dá vida ao homem, que gera fé no seu coração e é a espada do espírito
não é qualquer uma, mas entendemos que é a que Deus fala, sito é, palavra de
Deus.
A fórmula da fé
a.
Obtenha a promessa da Palavra de Deus no tocante
àquilo que você está procurando.
b.
Creia na Palavra de Deus.
c.
Fale aquilo que você crê.
d.
Recuse-se a considerar as circunstâncias contraditória ou aquilo que
seus sentidos físicos possam dizer a respeito.
e.
Louve a Deus pela resposta.
Sete Passos para o tipo supremo de fé
1.
Aceitar e
entender a integridade da Palavra de Deus.
A Palavra de
Deus é exatamente aquilo que declara ser. É Deus falando conosco. É uma
revelação de Deus para nós.
(Hebreus
4.12) – Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que
qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e
espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos
do coração.
2.
Conhecer
a realidade da nossa redenção em Cristo
(Colossenses
1.12 – 14) – Dando graças ao Pai que nos vez idôneos para participar da herança
dos santos na luz; o qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou
para o reino do Filho do seu amor; Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a
saber, a remissão dos pecados.
(Colossenses
1.13, 2.14) –
(I
Pedro 3.3-4) -
3.
Conhecer
e viver a realidade de ser uma Nova Criação
(II
Coríntios 5.17) – Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as
coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
(I
João 3.14) –
(Colossenses
1.18) –
(I
Pedro 1.23) –
(Efésios
2.10) -
4.
Conhecer
a realidade da nossa comunhão com o Pai.
(I
Coríntios 1.19) – Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu
Filho Jesus Cristo nosso Senhor.
(II
Coríntios 13.13) –
(I
João 1.3,4,7) –
5.
Conhecer
a realidade da autoridade do Nome de Jesus.
(João
14.13) – E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja
glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.
(João
15.16)
(Marcos
16.17)
(Atos
3.6-9)
6.
Conhecer
a realidade da nossa justiça em Cristo.
(II
Coríntios 5.21) – Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós. Para
que nele fossemos feitos justiça de Deus .
(II
Coríntios 6.14-16)
(Romanos
3.23-26, 5.17)
(Salmo
32.1-2)
7.
Ter
consciência da presença do Espírito Santo habitando em nós.
(I Coríntios 6.19-20) – Acaso, não sabeis
que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que esta em vós, o qual tendes
da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por
preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.
(II Coríntios 6.16)
(Atos 8.14-15, 9.17, 19.1-2)
(I João 4.4)
(João 14.16-17)
Acrescentando à nossa fé
(II Pedro 1.5-11) – Por isso mesmo, vós,
reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a
virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio
próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade; com a piedade, a
fraternidade. Som a fraternidade, o amor. Porque estas coisas, existindo em vós
e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no
pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Pois aquele a quem estas
coisas não estão presentes é cego, vendo só o que está perto, esquecido da
purificação dos seus pecados de outrora. Por isso, irmãos, procurai, com
diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto,
procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum. Pois desta maneira é que vos
será amplamente suprida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador
Jesus Cristo.
De acordo com este texto, devemos acrescentar à nossa fé:
Virtude;
Conhecimento.
Domínio
próprio.
Perseverança
Piedade
Fraternidade
Amor
Isto tudo com objetivo de que:
Não
sejamos inativos nem infrutuosos no Reino de Deus;
Não
tropecemos em tempo algum;
Seja-nos
amplamente suprida a entrada no Reino eterno de Jesus.
[1]
Tudo começa no jardim do Éden com duas árvores: a do Conhecimento (Homem
Ciência) e da Vida Eterna (Jesus). Sendo Ele a própria vida, ao comermos dele,
invocamos de dentro, isto é, do homem interior, então ali, no homem interior
somos recriados no espírito pelo espírito de Deus, então produzimos frutos no
espírito recriado da vida.
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