20150407

O estudo da Bíblia

O ESTUDO DA BÍBLIA
 Salmo 119:18

Objetivos

1.    Adquirir para sua vida conhecimentos práticos da Palavra de Deus.
2.    Estudar sistematicamente e sozinho a Palavra de Deus, separando diariamente um tempo para a sua leitura e meditação.
3.    Poder assumir o compromisso de ler anualmente toda a Bíblia
4.    Interpretar corretamente a Palavra de Deus e aplicar seus princípios ao viver diário, compartilhando-os com outros.
5.    Identificar no texto bíblico a mensagem de Deus para o momento presente, uma ordem ou mandamento, uma advertência, uma promessa ou um princípio eterno.

INTRODUÇÃO


            TIM LaHaye em seu livro “Como Estudar a Bíblia Sozinho” (Ed. Betânia), conta que certa vez um rapaz de 17 anos foi a um culto, atendendo a um convite de um vendedor de sapatos que o levara a Cristo. Esse vendedor falou-lhe da necessidade de conhecer melhor o Salvador que acabara de aceitar. Durante o culto, após o período de louvor o pregador disse: ”Abramos a Bíblia agora em II Timóteo 5:12.” O jovem convertido abriu na primeira página da Bíblia que seu amigo lhe dera, e começou a folheá-la por Gênesis, Êxodo, e outros livros, sem encontrar  II Timóteo. Um pouco confuso, voltou ao índice e observou que II Timóteo encontrava-se na página 325. Quando abriu a Bíblia nesse número encontrou o livro de Josué. Olhou no índice novamente e percebeu que a Bíblia tinha duas grandes divisões, que Timóteo achava-se na segunda. Quando afinal encontrou o texto, o pastor já havia terminado o sermão.
            Embora tenha fracassado nessa primeira tentativa, aquele jovem sentiu um grande desejo de conhecer melhor a Bíblia. Anos depois, ele tornou-se um famoso pregador, que levou a Cristo um milhão de pessoas. O nome dele era Dwight L. Moody.
            Como discípulos, temos o desejo de conhecer o Senhor Jesus e a Sua vontade para as nossas vidas. Para tanto, é fundamental a leitura, o estudo, a memorização e a meditação na Palavra de Deus.
            A Bíblia é uma verdadeira biblioteca com 66 livros (39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento) e escrita por cerca de 40 homens inspirados pelo Espírito Santo, durante um período aproximado de 1600 anos. É o livro mais lido no mundo. Foi publicada em mais de 160 idiomas e é, certamente, o Livro dos livros. Para o discípulo de Jesus Cristo, a Palavra de Deus reveste-se de especial interesse, pois é a sua relação com ela que determinará o sucesso ou o fracasso na vida Cristã. Na Bíblia, o discípulo é confrontado com a vontade de Deus para sua vida, demonstrada na atualidade de seus ensinos e nos princípios eternos que Deus revelou através dela. A Bíblia é, pois fonte de inspiração para o discípulo, a bússola que orienta a sua vida, a revelação escrita de Deus.
            A relação do discípulo com a Bíblia envolve ouvir, ler, estudar, memorizar e meditar no que Deus fala através de sua Palavra, aplicando a mensagem bíblica à própria vida. Olhando, desse ponto de vista, quando o discípulo aprende a estudar a Palavra de Deus sozinho, encontra uma fonte inesgotável de vigor espiritual e sua vida adquire uma nova dimensão.
            Vejamos agora como estudar a Bíblia com grande proveito. Um dos métodos mais eficientes do estudo da Palavra de Deus é o método indutivo. O estudo bíblico indutivo contém 3 partes:
I. OBSERVAÇÃO DOS FATOS
            No estudo bíblico, a leitura atenciosa do texto é fundamental. Quanto mais cuidadosa for a leitura, mais proveitosa será a compreensão do texto bíblico. Algumas questões nos ajudarão a distinguir o que é, de fato, importante:
1.    Quem são os personagens da narrativa?
2.    O que aconteceu?
3.    Onde ocorreu o fato?
4.    Quando ocorreu o fato?
5.    Por que ocorreu?
6.    Como ocorreu?
É importante que o discípulo tenha à mão lápis ou caneta para anotar as informações que for descobrindo. Esses dados serão fundamentais para a correta interpretação do texto.

II. INTERPRETAÇÃO DO TEXTO BÍBLICO
            Compreender o que Deus nos fala através de sua Palavra é um processo que exige, além de uma leitura atenciosa, um exercício mental e espiritual para buscar o verdadeiro significado do texto bíblico.
            A Bíblia é um livro extraordinário porque a sua mensagem tem relevância para os nossos dias. Na compreensão dessa mensagem, entretanto, precisamos buscar o significado para a época em que foi escrita. Alguém afirmou que precisamos “entrar no pensamento do autor” para compreendermos sua mensagem. Nessa tarefa, você precisa considerar o seguinte:
                                   1. Quem escreveu o texto bíblico?
                                   2. Quando escreveu?
                                   3. Para quem escreveu?
                                   4. Em que circunstâncias o escreveu?
                                   5. De onde escreveu?
                                   6. Quais eram os costumes da época?
            Essas informações vão ajudá-lo a vivenciar a realidade histórica da mensagem. Outras questões podem ajudá-lo na compreensão das verdades bíblicas. São as que dizem respeito ao estudo gramatical da passagem. A bíblia em português é uma tradução do hebraico, aramaico e grego. Essas foram as línguas nas quais foram escritos o Antigo e o Novo Testamento. No processo de tradução, nem sempre se encontra uma palavra que expresse todo o significado da palavra no original. Portanto, é importante observar o sentido original da palavra, pois pode esclarecer muita coisa. O aspecto literário também precisa ser considerado. Não podemos interpretar da mesma forma uma poesia, uma parábola ou uma alegoria. Há vários gêneros de literatura na Bíblia. Cada autor inspirado por Deus tinha o seu próprio modo de comunicar.
            Ao buscar o significado do texto bíblico devemos ter sempre em mente o fato de que a Bíblia não é um livro como outro qualquer. É inspirado pelo Espírito Santo de Deus (II Pedro 1:20,21) e é Ele mesmo quem nos capacita a entendê-la (João 16:13). Da mesma forma, qualquer passagem bíblica deve ser compreendida á luz do seu contexto e a própria Bíblia oferece subsídios para isso. O Novo Testamento é a chave para interpretação do Velho Testamento e vice-versa.
            É importante que você tenha em mãos, na medida do possível, um bom comentário, um bom dicionário bíblico e uma boa chave bíblia. São ferramentas extras que podem fornecer preciosas informações para compreensão do texto sagrado.
            Depois de uma leitura atenciosa e de uma interpretação correta, o discípulo deverá aplicar a Palavra de Deus à sua própria vida.
III. APLICAÇÃO
            Ao aplicar o que entender ser a mensagem de Deus para a sua vida, você deve considerar algumas questões, como por exemplo:
1.    Qual é a mensagem de Deus para minha vida hoje? Para cada situação de sua vida, Deus tem uma mensagem específica. Procure descobri-la de coração aberto através do seu estudo da Palavra de Deus.
2.    Há algum mandamento que preciso obedecer? As ordens ou mandamentos que encontramos na Palavra de Deus foram dados para o nosso bem estar espiritual. Sua observância enriquece e prolonga os nossos dias nessa vida. Um mandamento é uma ordem simples, clara, objetiva e definida, dirigida a quem queira cumpri-la sem fazer qualquer tipo de exigência. Nisso está a dureza dos primeiros passos a serem dados pelos discípulos, quando descobre a vontade do seu Mestre. Não se devem tornar as coisas mais difíceis do que elas são. Por outro lado, também não pode “mascarar” os objetivos reais de Cristo quando chama homens e mulheres para segui-lo. “A porta é estreita” (Mateus 7:14). É melhor você estar consciente de que Cristo exige do discípulo uma renúncia completa e incondicional (Mateus 16:24,25), do que participar do contingente de cristãos sem “as marcas de Jesus” (Gálatas 6:17). O discipulado “barato” não vai realizar o discípulo e, tampouco, satisfará a expectativa do Mestre, conforme podemos perceber nos Evangelhos.
3.    Há alguma promessa de que devo tomar posse? Ao analisar as promessas na Palavra de Deus, o discípulo precisa fazer duas coisas:
a.    Verificar se as promessas são universais e se aplicam aos nossos dias atuais. Há promessas na Bíblia que foram feitas para o povo de Israel e que se aplicavam só aquele contexto. Exemplo: A vinda do Messias.
b.    Verificar se as promessas estão associadas a algumas condições. A Bíblia registra uma promessa do Senhor Jesus Cristo aos seus discípulos: “Vós sereis meus amigos”. Mas essa promessa tem uma condição: “Se fizerdes o que vos mando” (João 15:14).
É necessário também distinguir as promessas que dizem respeito à esperança futura, como a volta de Cristo, por exemplo, das promessas que dizem respeito à nossa esperança presente, como, por exemplo, a oração que Jesus promete atender mediante a fé dos seus discípulos.
4.    Existe alguma advertência a observar? As advertências não são mandamentos. Enquanto no mandamento o discípulo não tem escolha, só obedece, na advertência ele passa a exercitar seu discernimento espiritual, para saber como lidar com valores e situações semelhantes às narradas na Palavra de Deus. Isso pode ser visto através de:
a.    Um pecado que precisa ser evitado.
b.    Uma atitude que precisa ser mudada.
c.    Uma posição que deva ser tomada.
d.    Um exemplo que deva ser seguido.
5.    Há algum princípio eterno? O princípio é uma verdade eterna. Os princípios eternos são postulados que ajudam o discípulo diante da necessidade de tomadas de decisões. São leis que governam seu relacionamento com as coisas e pessoas, e que contribuem para o seu bem estar espiritual, físico e emocional. Por exemplo: “Tudo o que o homem semear, isso também ceifará” (Gálatas 6:7).
            Além dessas questões, o discípulo deve estar atento às revelações que Deus faz sobre si mesmo em Sua Palavra, os pecados que devem ser confessados e abandonados, aquilo que não foi compreendido e necessite de explicações, os motivos pelos quais se deve orar ou agradecer a Deus, o versículo que mais fala ao coração e a forma prática como irá vivenciar tudo o que Deus lhe falou através do estudo. O mais importante é a sua disposição como discípulo em aplicar o que foi estudado à sua própria vida.

CONCLUSÃO

            O estudo da Palavra de Deus é algo indispensável para a sua sobrevivência espiritual. O estudo bíblico fará muito por você.
            Por exemplo:
1.    Tornará você um discípulo mais forte espiritualmente (I João 2:14). Jesus venceu tentações no deserto porque sua mente e seu coração estavam cheios da Palavra de Deus (Mateus 4).
2.    Orientarão você nas mais importantes decisões da vida (Salmo 119:105). A Palavra de Deus é uma lâmpada que nos ilumina diante de quaisquer circunstâncias.
3.    Capacitará você na tarefa de fazer outros discípulos (I Pedro 3:15,16). O testemunho de sua fé terá autoridade se for fundamentado na Palavra de Deus.
Tudo isso e muito mais fará a Palavra de Deus em sua vida se você estiver disposto a estudá-la sistemática e diariamente. Se este for seu desejo, observe estas sugestões:
1.    Leia a Bíblia diariamente. Se você ler 4 páginas por dia, completará sua leitura em menos de 1 ano.
2.    Marque uma hora específica para esse momento de leitura e meditação.
3.    Tenha um lugar definido onde possa manter a concentração na leitura.
4.    Leia a Bíblia devocionalmente, com oração, buscando sempre a mensagem de Deus para aquele dia.
5.    Leia com lápis ou caneta em mãos. As idéias devem ser anotadas imediatamente. O hábito de anotar descobertas criará em você uma expectativa para o que Deus irá falar.
6.    Se for do seu interesse, tenha um diário espiritual onde possa anotar o que Deus lhe fala a cada dia.
Que o estudo da Palavra de Deus possa ser um fator de sustento espiritual para você, além de revigorar suas forças espirituais como um bom discípulo de Jesus Cristo.

PROJETO CONCRETOS DE VIDA

1.    Memorize Josué 1:8 e os nomes dos livros da Bíblia de I Reis a Ester.
2.    Separe diariamente um período para o seu estudo da Palavra de Deus.
3.    Utilize uma folha para fazer suas anotações diárias do estudo da Palavra.
4.    Compartilhe com outros as verdades que você tem colocado em prática em sua vida.
5.    Nesta semana, leia e medite nas seguintes passagens:
1º Dia: Salmo 1
2º Dia: Salmo 119:9-24
3º Dia: Salmo 119:97-112
4º Dia: Salmo 119:161-168
5º Dia: II Reis 22:1-13
6º Dia: II Reis 23: 1-14

7º Dia: II Timóteo 3:14-17